Centro Cultural Fiesp e Sesi-SP presenteiam a cidade de São Paulo com programação especial e curso de teatro gratuito

Dedé Santana e Simoninha são algumas das atrações que irão se apresentar gratuitamente no aniversário da cidade promovido pelas instituições da indústria paulista

Núcleo de Comunicação 

Para celebrar os 466 anos da cidade de São Paulo, o Sesi-SP e o Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da aniversariante, vão presentear o público com programação especial e o início de cursos de teatro gratuito em suas dependências. A comemoração se inicia no dia 24 de janeiro com a estreia de Palhaços, espetáculo com o Trapalhão Dedé Santana e direção de Alexandre Borges.

No feriado municipal do dia 25 de janeiro, sábado, sobe pela primeira vez ao palco do Teatro do Sesi-SP a Companhia Linhas Aéreas, abrindo a temporada do infantil Wendy e Peter. Ainda para agradar a criançada, no mesmo dia, a Companhia do Liquidificador apresentará a contação Mascates de Histórias no Lounge da Cafeteria.

No dia 26 de janeiro às 16h, o carnaval 2020 estará oficialmente iniciado no Centro Cultural Fiesp. Os foliões irão se esbaldar ao ritmo do cantor Simoninha acompanhado pelo tradicional bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.

Também é do lado de fora, nas calçadas da Avenida Paulista e nos arredores, que o público já pode conferir um desses presentes para São Paulo. Todo dia, quando a noite cai, a Galeria de Arte Digital (Fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP) se ilumina para exibir a mostra SP466. São duas obras do acervo criadas para investigar os símbolos e signos da metrópole aniversariante. Até o dia 19 de janeiro, das 20h às 6h, as pessoas poderão contemplar a obra São Paulo Granulado, de Fernando Falci. A partir do dia 20 de janeiro e até o dia 2 de fevereiro os tradicionais ladrilhos por onde passam os pedestres de São Paulo ganham vida no trabalho Calçada-SP, de Ivan Souto.

O aniversário de São Paulo também terá um espaço para refletir sobre a produção e a representação da mulher na fotografia, seu olhar diversificado sobre o mundo e sua posição atual em um cenário artístico ainda dominado por homens. Essa é a proposta da exposição Retratos de Mulheres por Mulheres, que inaugura na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp no dia 25 de janeiro às 10h. A mostra, que traz trabalhos de várias gerações de fotógrafas do mundo inteiro, fica em cartaz até o dia 3 de maio.

Além da programação gratuita para todos os públicos, o ano de 2020 no Centro Cultural Fiesp promete outros presentes para os moradores da cidade de São Paulo. A partir de março, o local dedicado à cultura na Avenida Paulista também contará com cursos gratuitos de iniciação teatral ministrado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP. As inscrições das seis turmas, para o público infantil, jovens, adultos e idosos, se iniciam no próximo dia 28 de janeiro na página http://centroculturalfiesp.com.br.

Comente